O que é a psicoterapia perinatal e da parentalidade?

6/21/20241 min read

a woman holding a photo of a baby's birth announcement card
a woman holding a photo of a baby's birth announcement card

A psicoterapia perinatal e da parentalidade é um tipo de terapia especializada que se concentra nas necessidades emocionais e psicológicas das mulheres, homens e casais durante a gravidez, parto, pós-parto e os primeiros anos de vida da criança. Ela aborda as mudanças complexas e desafiadoras que ocorrem nessa fase, incluindo as transições físicas, emocionais e sociais, os desafios da adaptação à parentalidade, as questões de relacionamento e as preocupações com a saúde mental.

Durante a psicoterapia perinatal, ofereço um ambiente de apoio e escuta ativa, ajudando os pais a entenderem suas próprias experiências, a processarem emoções intensas, a lidar com os desafios da parentalidade e a construir uma relação saudável com seus filhos. Meu papel é ajudar a identificar e a lidar com problemas como ansiedade, depressão pós-parto, dificuldades no relacionamento, traumas relacionados ao parto e questões de saúde mental em geral.

A psicoterapia perinatal e da parentalidade reconhece que a maternidade e a paternidade são experiências únicas para cada pessoa, e que os desafios que os pais enfrentam podem ser amplificados por fatores como a imigração, a adaptação a um novo país e a necessidade de construir uma nova rede de apoio.